19 junho, 2010

Cinema te define?

Quando tinha cerca de 16 anos um professor de geografia perguntou à classe quem já tinha visto algum filme que não fosse estadunidense, cerca de 7 alunos em uma classe de 40 levantaram a mão. Na sequência ele perguntou se alguém já tinha visto algum filme da Índia, sendo ela a maior produtora de filmes do mundo... ninguém levantou a mão.

Cinema me define como pessoa e como apreciadora deste modo de ver o mundo, porém nunca me definiu em estilo ou apreciação. Diferente daqueles que não assistem filmes nacionais, europeus ou qualquer um que não fale inglês, fui mentorada a apreciar de tudo graças ao teatro... e os Noitões apenas contribuiram significativamente com filmes que eu nunca baixaria ou alugaria.
De qualquer forma, baseada na matéria "Os 100 Melhores Filmes do Cinema Mundial que não são falados em inglês" na revista Empire resolvi elencar os meus top 10 favoritos do tema:

1# Cinema Paradiso, da Itália
2# Cidade de Deus, do Brasil
3# Eterno Amor, da França
4# Adeus Lenin, da Alemanha
5# Tudo sobre minha Mãe, da Espanha
6# A Vida é Bela, da Itália
7# O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, da França
8# A Onda, da Alemanha
9# E tua mãe também, do México
10# O Clã das Adagas Voadoras, da China

É claro que estes demonstram apenas uma preferência pessoal, sem qualquer critério de arte ou promoção.

É claro também que fiquei muuuito tentada em mencionar O Poderoso Chefão pela grande quantidade de falas em italiano, Os Sonhadores pelas falas em francês e Uma Vida Iluminada pelas falas em russo/ucrâniano... além de não incluir filmes como Edukartors, Auto da Compadecida, A Trilogia das Cores, O Labirinto do Fauno, Layla Forever, O Segredo dos seus Olhos, Os Homens que não Amavam as Mulheres, todos do Almodovar, entre outros.

Nunca vi um filme africano ou do oriente médio, lembro de pouquissimos filmes latinos, e devo mais atenção a filmes do norte e oeste europeu... mas essas são metas pra outros momentos, afinal eu tenho meus top 10 blockbusters desta semana para ver, rs

2 comentários:

  1. Ah não Bee...Cidade de Deus? Eu prefiro Se nada mais der certo.
    O segredo Dos Seus Olhos é sensacional; o fim desse filme, puts sem comentário.

    ResponderExcluir
  2. Adeus Lenin e Edukators é foda! E ainda Tem o Daniel Bruuul, aquele gato!

    Bjs!
    =D

    ResponderExcluir