19 fevereiro, 2010

Você acredita em "maioridade" penal?

Caso João Hélio: cúmplice é incluído em programa de proteção - Depois de cumprir três anos sob custódia fechada, Ezequiel Toledo de Lima, 18, que neste período tentou fuga e quase matou um agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, agora é merecedor de benefício – Mesmo cúmplice da morte de João Hélio Fernandes, que aos 6 anos foi arrastado por sete quilômetros na Zona Norte do Rio durante um assalto em fevereiro de 2007, Ezequiel Toledo de Lima, 18, foi acolhido pelo Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.



No que diz respeito à legislação, nós parecemos ter memória curta. De longe parecemos ter os 120 anos de república (isso porque nem nos comparo às nações européias) e a questão "humana" e "digna" são bem discrepantes no nosso quesito sociedade, uma vez que temos crianças sem estudo e quem dirá comida por todo lado versus bandidos cheios de mordomias e comandando de dentro das próprias suites - digo prisões - brasileiras.

Não sou a favor da pena de morte, muito menos da prisão perpétua.
Mas acredito que sabemos muito bem o peso dos nossos atos, por maior que seja a ausência de certo e errado na nossa vida, a dor é algo universal.
Se em culturas como o judaísmo um rapaz é considerado homem aos 13 anos de idade, o que nos impede de responsabilizar jovens de 15/16?
Sobre o fiasco do sistema penal brasileiro, fica pra um próximo post que este já tem indignação demais.

Pra quem não relembra do caso, segue um post do dia da tragédia com o menino João Hélio. É este o mundo que criamos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário