20 fevereiro, 2010

Salvei 4 vidas hoje tia!


Não... este não é mais um chamado para a nova temporada de Dexter.
Trata-se de uma promessa cumprida, uma vontade autruísta antiga e uma questão de honra (ou ferro) por assim dizer concentradas em 400ml de vitamina vermelha.
Para o mini-flashback, voltemos aos meus 18 anos.
- Na minha primeira tentativa de doação de sangue, vovô estava recém-operado do coração e eu cheia de sangue e vontade de ajudar. Na hora do vamo-vê minha pressão que é sempre 11/6 ficou misteriosamente alta e eu não pude doar sangue. Papi diz até hoje que foi um momento de cagaço que alterou minha circulação.
- Aos 19 eu tinha amigas legais e engajadas, especialmente por conhecerem uma bebê de 3 anos com leucemia. Fizemos um catado de colegas para doar sangue e foi quando fui rejeitada por estar muito suscetível à anemia. Tentei mais duas vezes, sendo que em uma delas a minha hermana teve desinteria a noite toda, estava a base de coca e maçã, e doou normalmente. (ta certo que ela desmaiou no fim da rua e vomitou no meu pé depois... mas doou!)
- Aos 20 fiz uma tattoo, o que anulou meu ano.
- Aos 21 já perdi a conta de quantas vezes fui de acompanhante e quantos lanchinhos aproveitei na faixa.
Por fim, fiz a promessa: emprego novo = doação de sangue!
Acho que foi por isso que funcionou... isso e as 4 drágenas de composto de ferro que tomei na noite anterior!
Sai com cara de lesada (nas fotos to parecendo maconhada rindo a toa) e fui segurada pela enfermeira por vários minutos, mas a consciência e a satisfação de quem "fez a sua parte" prevalece... e dia 22/05 to lá novamente!
Agora crio coragem pra doação de medula... essa sim requer autruísmo total!

CURIOSIDADES:

- Nosso país necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue.

- 3 vidas são SALVAS a CADA doação

- Cinco são as etapas para uma doação de sangue: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto exclusão, doação propriamente dita e lanche pós doação

- Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.

- Mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue no Brasil

- Anemia é a principal causa de inaptidão à doação de sangue (viu, não acontece só comigo!)

- Para um homem, após uma doação de 450 ml de sangue: o plasma é reposto em 24 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas

- Para uma mulher, após uma doação de 450 ml de sangue: o plasma é reposto em 24 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário