20 maio, 2013

Provamos - Bolo de banana (sem ovo)

Toda vez que ligo o forno de casa eu fico caçando pratos para aproveitar o calor dele, geralmente isso acaba em bolo e ontem não foi diferente.
O problema foi que conforme eu abria o armário em busca das "soluções" ia pouco a pouco desistindo.
Primeiro não havia massa pronta, depois não havia fubá, e por fim percebi que só havia 1 ovo e nenhum leite.
Sorte minha que lembrei de uma matéria do pinterest que explicava como substituir ovos por banana! Olho à fruteira e encontro meio cacho delas, já beirando à maturidade. Perfeito!
O google também ajudou e terminou de dar corpo ao bolo, conforme a receita:
Ingredientes Prep: 15 min | Cozimento: 1 hora
1/2 xícara (115 g) de manteiga
1 xícara (145 g) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de baunilha
4 bananas bem maduras amassadas
2 xícaras (250 g) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara (60 g) de nozes picadas
Modo de preparo1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC) e unte uma assadeira ou forma de pão.
2. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme leve e claro, e então adicione a baunilha e a banana.
3. Em uma outra tigela, peneire a farinha com o fermento e o sal.
4. Misture os ingredientes secos com a massa de banana e junte as nozes. Despeje na forma e leve ao forno.
5. Asse por cerca de 1 hora, ou até dourar e passar no teste do palito. Deixe esfriar e sirva.
Na minha versão eu troquei as nozes por damasco, substitui metade da farinha por aveia e acrescentei 1 maça ralada.
O bolo não fica alto, aerado e fofinho (o que foi ótimo, pois odeio bolo que esfarela todo na mão), na verdade a primeira impressão é que ele está completamente solado. Mas o resultado não poderia ser outro, a consistência fica perfeita e o sabor é o melhor que eu fiz até hoje.
Sofia aprovou!



Nenhum comentário:

Postar um comentário