26 novembro, 2012

My life in books

Partindo do momento de plágio inspiração do blog Que Seja Doce resolvi eu também fazer minha lista...
Ah, contexto é importante, ás vezes esqueço que as pessoas não estão na minha cabeça, por isso segue um "prólogo" do post original:
My Life in Books é o nome de uma seção da revista Elle britânica que a cada mês convida uma celebridade para escrever sobre “os 5 livros que mudaram a sua vida”.
Sendo assim, foi razoavelmente fácil pensar em alguns livros. Posso não ser a leitora mais assídua e minha memória é realmente vaga para os livros que eu não li N vezes ou que realmente marcaram um momento da minha vida.
Que fique claro que muitos livros mesmo sendo muito amados, não se enquadram nesta lista, e outros nem tão querido refletem um momento especial.

#1 - Harry Potter, de J.K.Rowling
Quando me emprestaram esse livro eu estava no início da minha fase leitora, aos 12 anos. Eu já tinha lido metade dos livros da (pequena) biblioteca do Sesi e me achava o máximo. Quando peguei aquele "livrão" fingi que conhecia e que tava super interessada, em casa resolvi checar a contra-capa antes de dormir. Em 7 dias eu não fiz outra coisa a não ser lê-lo, foi meu primeiro "livrão" de sopetão rs

#2 - O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder
Comecei este livro aos 15 anos, digo que comecei pois levei praticamente um ano pra terminá-lo. No auge da minha adolescência eu estava aprendendo a ter uma leitura crítica e não só fluir com as palavras, queria entender cada filósofo e ficar bem culta, porque eu sou dessas que quer saber mais que os outros. Quando desencanei de entender a fundo, terminei o livro em um mês. Achei bacana mas com um final ruim, e de bom ficou a inspiração de nome para minha pequena. Quero tentar de novo, 10 anos depois rs...

#3 - Olga, de Fernando de Morais
Não lembro se li este livro antes ou depois do filme, só lembro de ser na mesma época. Foi também bem próximo de uma atividade escolar em que tínhamos que dar uma aula de história, e o meu tema era a Coluna Prestes. O livro me mostrou a realidade de uma guerra que eu só entendia por filmes americanos, me deu uma heroína e minha filha quase teve um segundo nome em homenagem a ela. Fundamentou-se ai também meu sonho de fazer a faculdade de História e quem sabe, dar aulas.

#4 - Brida, de Paulo Coelho
Eu já li mais livros do Paulo Coelho do que me orgulho, e tenho uma péssima imagem da pessoa dele, dessas de detestar mesmo. Enfim, apesar disso ele foi minha abertura para um mundo "esotérico" e fez parte das minhas leituras da biblioteca do Sesi. Foi com este livro que eu me senti mais apaixonada pela Irlanda e senti que lá poderia ser eu, pensamento de pré-adolescente que se sente oprimida em casa.

#5 - Comer, Rezar e Amar, de Liz Gilbert
Este livro era febre na época em que eu li, muito antes de se falar do filme, mas eu o comprei mesmo por indicação de uma querida professora, que sabia o momento em que eu vivia na época. Sendo assim, foi praticamente leitura de uma sentada só, sem contar o tempo em que eu andava do sofá para o banheiro, para a cama, de casa até o metrô, e do metrô ao trabalho, se eu não estava andando, estava lendo. Liz Gilbert conseguiu com sua despretensiosa experiência pessoal abrir meus horizontes para o que poderiam ser as minhas experiências. Foi uma das primeiras vezes que eu me senti segura com o pensamento de botar o pé na estrada que todo o resto se encaixaria.

Confesso que O Senhor dos Anéis quase entrou nesta lista, mas achei que ia ser muito clichê e eu tinha momentos mais marcantes para listar.

Enfim, eis um pouco de mim, através dos meus tão amados livros.
Foi engraçado fazer essa retrospectiva e perceber que coisas tão pequenas, sob certo ponto de vista, possam ter impactado minha forma de pensar de maneira tão marcante.
Um prazer quase tão grande como ler cada uma dessas obras, adorei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário