28 outubro, 2013

Desfralde, uma novela (ainda sem sucesso)


Desde a nossa primeira reunião de pais na escolinha já fomos familiarizados com o processo de desfralde, que começa sempre em outubro com as crianças maiores de 18 meses. Além da nossa ansiedade em ver o babado acontecer, ela já demonstrava incômodo em ficar de fralda cheia, estava bem rebelde durante as trocas de fralda e já ajudava a arrancar a dita sempre que deitava no trocador.

Na verdade, quem estava toda cheia dos problemas com essa história de desfralde era a pobre mãe... deu até sessão de terapia voltada pro tema! Como ela sempre foi bem desapegada na questão ficar com vó/tia e o desmame foi opção da pequena, eu nunca tive que impor uma grande mudança na rotina dela, sendo assim, imagina a minha ansiedade? Cheguei a pensar que eu não estava pronta pra esse bicho chamado desfralde.

Como orientado pela escola, começamos as demonstrações em casa, na explicação de como ia acontecer e apresentação dos banheiros em todos os lugares, na escolinha mesmo fez xixi no penico uma vez e ficava toda orgulhosa quando perguntávamos.
Já na prática, essa foi a nossa saga desde o primeiro fim de semana:

Dia 1
Apresentamos o penico e ela achou o máximo, abria e fechava a tampa, empurrava o bichinho por toda a casa.
Mas na hora do vamos ver, fez xixi pela cozinha mesmo.
Saldo: 1 calcinha molhada e um bebê peladinho por mais 2 xixis
Dia 2
Menos deslumbrada com o penico, na verdade ela tem ignorado ele desde de então.
Tentei colocá-la sentada e parece que há formiga no dito, ela não fica sentada nem 2 minutos, sai chorando e em instantes faz suas necessidades na cozinha, mesmo tendo um nojo imenso quando suja os pés.
Saldo: 3 cocôs e uns 5 xixis pela casa
Dia 3
Andou sem fralda no carro pela primeira vez, num trajeto curto até a escola.
Porém voltou da escola com fralda, na agenda o relato de que ela não quer ficar no penico e sempre faz o xixi/cocô na roupa assim que sai do banheiro. Na casa da vovó também ficou de fralda.
Dia 4
Começou o dia avisando antes de fazer cocô, porém na hora de sentar no penico não fica 1 min, levantou e fez na roupa logo em seguida. Foi só trocar a pequena e em 15 min ela também fez xixi na roupa.
Mas como a persistência e a fé são grandes, foi de calcinha pra escola e voltou de fralda.
Nesse dia descobrimos que a tia disse que com o desfralde ela perderia também a chupeta, mamadeira e suas coisas para o priminho, e entendemos a mudança de comportamento.
Combinamos em  reforçar o comportamento dela e tentar até o domingo.
Dia 5
Não queria tirar a fralda de manhã, mas avisou que queria fazer cocô. Na hora do penico, levantou e fez xixi na roupa.
Está todo enciumada com o seu penico.

Foram 2 semanas de tentativa, com alguns avisos de que ia fazer e na hora de sentar no banheiro só fazia na roupa.
Como nem a escola nos orientou direito, achamos que não era a hora de insistir e interrompemos. Vou tentar novamente nas nossas férias de fim de ano.

Com o passar das semanas começou a avisar sempre que ia fazer xixi e coco e nos chamava ao banheiro, porém ainda não usou o penico de casa, só na casa da vovó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário