27 abril, 2010

Dor de coração

Desde que me tenho por gente ouço música. E ouvindo música desenvolvi gostos e desgostos (alguns até no mesmo instante e pela mesma música). E desenvolvendo os gostos, criei o apreço pelo sofrimento... afinal música boa é aquela que dói nos momentos de dor e te faz sorrir pela barriga nos momentos bons.

Hoje foco na dor de coração, constante incentivadora da indústria musical... e faço dele um Top 10 das músicas mais doídas que gosto naquela deprê:

10- Immortal, Evanescence
Sim dignissimos... essa foi trilha sonora da minha primeira grande fossa amorosa, lá nos meus 15 aninhos. Mamãe já não aguentava mais ouvir o solinho de piano e ameaçava ela mesma a cortar os meus pulsos se esta não saisse do repeat.

9- Maurício, Legião Urbana
"Me sinto tão só e dizem que a solidão é que me cai bem" você não acredita nisso em alguns dias?
Eu tenho certeza em dadas situações!

8- Mentiras, Adriana Calcanhoto
Ah... eu já tive aquele surto que nos faz queimar as fotos em comum, rasgar as cartas escritas, fazer questão de não só se desfazer mas também picotar (e por que não dizer, exterminar) toda e qualquer lembrança do ser que se foi. Mesmo que no final a gente pense: "Que é pra ver se você volta / Que é pra ver se você vem / Que é pra ver se você olha pra mim"

7- Trocando em Miúdos, Chico Buarque
A música em si fala do descaso dos pós-amores, das tão difíceis partilhas dos bens... mas acho que esta é a frase mais dolorida de toda MPB: "Eu bato o portão sem fazer alarde / Eu levo a carteira de identidade / Uma saideira, muita saudade / E a leve impressão de que já vou tarde."

6- Campo Minado, Jessé
Artista contemporâneo da Elis Regina e seus muitos festivais, este eu só conheço por causa do bom gosto da família... e que afinação de voz hein! Além de tudo, explicita aquela vontade de "explodir" tudo o que trazemos no peito, de bom e de ruim.

5- Elephant, Damien Rice
Não bastasse ter a poesia britânica, este fofo faz a entrada e finalização perfeita do filme Closer com The Blower's Daughter. Por algum tempo foi difundida na internet que esta música seria a parte 2 da anterior, o fato foi uma errata, mas depois que a curiosidade me levou à ela, foi a dor-de-coração que pediu para ouví-la sempre que doída.

4- Pois é, Los Hermanos
Trilha sonora de um filme que por si só já me foi um tapa na cara ("Apenas o Fim", a melhor revelação de 2008 no cinema brasileiro), esta é apenas uma faixa de um cd que parece ter feito para embalar dores-de-coração... eu poderia citar muitas outras, mas essa ganha porque começa com um simples “Pois é, não deu.”, e podia acabar ali.

3-The Scientist, Coldplay
Chris Martin tem uma voz que por si só parece entender nossa dor, neste clipe então não há como não remeter à situações que gostaríamos de "voltar a trás", quem dirá expressar em palavras que "Eu tive que encontrar você / dizer que eu preciso de você / dizer que eu te deixei de lado"

2- Grito de Alerta, versão da Maria Bethânia
Sim, eu assumo que em momentos de extrema dor fossística eu ouço esta digna senhora. Não satisfeita eu ponho no repeat esta música... e dói, muito!

1- Quase um Segundo, versão do Cazuza
Quem nunca se perguntou "será que você ainda pensa em mim?" ou "Às vezes te odeio por quase um segundo, depois te amo mais"? Aquele sofredor de coração que nunca pensou isso, que me atire a primeira pedra.

4 comentários:

  1. Caralho, Be!
    To quase chorando aqui!
    Das suas 10 mais, 7 eu partilho contigo!
    Trocando em miudos ja me fez, de fato, chorar uma porrada de vezes quando ele diz "não vou lhe dar o enorme prazer de me ver chorar..." e de dá aquela envergada na voz...*MORRI*
    My Immortal tbm foi total trilha de uma foça adolescente...Los Hermanos...bem...vc mesma me deu ombro pra chorar uma foça com eles na trilha sonora, lembra (ao som de Sentimental...hoho)?
    Quase m segundo também é sofriiidaaaa...ui!

    Enfim...mexeste com minhas emoções também!
    Beijos e q a dor, se houver, seja breve...

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente,trocaria Evanescence, por Marisa Monte - A sua, e Paralamas - Meu erro, no lugar de Maria Bethânia.
    E repito milhares de vezes Quase um segundo, até secar as lágrimas. Rs!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Ouch! Com essas, ainda que não sofra, passaria a sofrer.

    Quando a chuva passar, rola um top das 10 "celebration"?

    beijus

    ResponderExcluir
  4. é um decálogo, certamente!
    e olhe, a lista de música favorita é mutante...
    e mesmo àquelas músicas que não ouvia tanto...
    passará a amar...
    talvez fique feliz com algumas...
    com outras, vai ouvir com um nó na garganta...
    mas serão músicas!
    trilha sonora de sua vida!

    ResponderExcluir